Na faculdade, fiz uma eletiva que tinha como objetivo desenvolver um jogo analógico. Nessa disciplina tínhamos a opção de fazer um redesign de um jogo que já existe; pegar um jogo já existente e fazer mudanças na dinâmica, público alvo, caminho gráfico; ou desenvolver um jogo do 0.
Para esse projeto formamos um grupo de 3 pessoas. Eu, Luiz Felipe Martins Pinto e Carol Calil. Entramos num consenso que iríamos desenvolver o jogo do 0, mesmo essa sendo a opção mais trabalhosa. Durante o processo tivemos a ajuda da professora Claudia Weber. Nos ajudou bastante em ferramentas de pesquisa, organização e questões técnicas da produção de jogos.
Pesquisa e conceito
Primeiro, decidimos o tema e o estilo do jogo. Queríamos algo que envolvesse animais e não dependesse tanto de sorte. Com esses elementos em mente, fomos para a pesquisa e percebemos que faria sentido fazer um jogo para despertar a curiosidade e interesse sobre a fauna brasileira. Por causa dos crescentes problemas ambientais no Brasil e no mundo; também queríamos alertar e trazer atenção aos efeitos da ação humana no habitat dos animais.
Selecionamos os animais pensando na dinâmica e no valor semântico. Escolhemos 2 animais de porte pequeno, 2 de porte médio e 2 de porte grande. As duplas de animais escolhidos para cada porte são inimigos naturais na vida real. Achamos que fazia sentido, já que do jeito que o jogo é estruturado, dois animais de mesmo porte não podem estar no mesmo time; então os animais que se enfrentam no jogo também se enfrentam na natureza.
Depois de terminar a dinâmica. Seguimos pesquisando caminhos gráficos para o projeto. Queríamos que o aspecto das ilustrações também refletisse essa curiosidade e interesse que tínhamos a intenção de despertar nos jogadores. Então, nos inspiramos em desenhos de observação feitos por biólogos antigamente, quando viam novas espécies. Também incluímos anotações ao lado das ilustrações com uma tipografia que simula a escrita a mão. Com informações que têm relação às características reais dos animais e as habilidades que possuem no jogo.
Presas é um jogo de estratégia para 2 jogadores que incita a curiosidade pela fauna brasileira; e traz atenção para problemas causados pelas ações humanas. O jogo se passa em uma parte da floresta amazônica fortemente impactada por ações humanas. Os personagens desse jogo são animais encontrados nesse ecossistema. Cada jogador tem 3 peças de animais, 1 de cada porte (pequeno, médio ou grande), e deve eliminar as peças do outro jogador usando as características individuais dos seus animais e o ambiente.
Peças
Para as peças que representam os animais no tabuleiro. Simplificamos as formas para se assimilar a peças de xadrez esculpidas em madeira; sem muitas curvas e alguns cantos vivos. Fizemos com que a base das peças fossem do tamanho exato dos espaços do tabuleiro.
Para adicionar ao visual rústico do jogo, escolhemos imprimir preto em papel pólen. A cor amarelada desse substrato, junto do estilo das ilustrações e tipografias escolhidas dão um aspecto de papel envelhecido. Onde não era possível imprimir em papel pólen, nós simulamos a cor com a impressão.